Monthly Archive: novembro 2014

64GB MicroSDXC no Moto G 4G

Uma das vantagens do Moto G sobre o Moto X (No meu caso 🙂 ) é a possibilidade de aumentar o espaço de armazenamento com cartões microsd. A versão do Moto X de 32GB é muito mais cara e não comporta minha coleção de músicas, apesar de saber que a Motorola não oferece suporte aos cartões de 64GB no Moto G 4G resolvi arriscar com um modelo EVO da Samsung que alcança até 48mb/s de velocidade em dispositivos compatíveis com UHS-I.
Ele vem formatado em exFat e antes de poder utilizar no Moto G 4G é preciso formatá-lo, antes disso testei no Galaxy Note 10.1 e ele funciona mesmo em formato exFat.
Depois de formatado em FAT32 com clusters de 32kb comecei a copiar meus MP3 pro cartão, no PC a diferença de velocidade pros cartões classe 6 e 4 é absurda, muito mais rápido. Deixei o cartão com 48gbs de música e os outros 10gbs para documentos e outros arquivos.
Agora vou testar durante algum tempo para ver se ocorre algum problema com o cartão.

Samsung “EVO” 64GB Classe 10 MicroSDXC UHS-I

Como havia dito quando recebi o SDHC de 32GB classe 6 resolvi comprar um cartão de 64GB para testar, só encontrei classe 10 e de diversos fabricantes, costumo optar pela Sandisk mas desta vez após uma busca pelo melhor cartão para o android, tive uma desagradável surpresa, o número de pessoas com problemas nos cartões de 64GB da Sandisk é enorme.
Como gostei do microsdhc da Samsung de 32GB resolvi comprar da mesma marca, mas desta vez comprei uma série superior denominada “EVO”.
O cartão suporta transferências de até 48MB/s bem mais rápido que a classe 6. Na embalagem veio somente o cartão sem nenhum adaptador e nenhum aplicativo de brinde (Os Sandisk costumam vir com um), veio formatado em exFat para testar no Moto G é preciso formatar antes e se ocorrer algum problema no uso com o Moto G posso utlizá-lo com meu Galaxy Note 10.1 que suporta exFat de maneira nativa.

Motorola Moto G Grip Shell

Um dos atrativos do Moto G é a quantidade de acessórios originais para alterar a aparência do aparelho, são diversas capas coloridas, capas com grip e flip shell. A versão LTE (4G) vendida no Brasil só vem com a capa preta e nada mais, diferente da versão 3G com capas adicionais ou personalizadas a venda em diversas lojas online.
A vantagem é que as capas são intercambiáveis em todos os aparelhos da linha, eu já tinha comprado a Flip shell branca, e a Loja Kabum começou a vender a Grip Shell pela metade do preço que paguei, R$58,57, por isso resolvi testar o modelo branco.
Os grandes atrativos deste tipo de capa são a moldura de borracha externa que melhora muito a pegada do aparelho protege os botões e aumenta a proteção no LCD pois a moldura envolve completamente a carcaça do Moto G.
O melhor desta capa é que o aumento de proteção não compromete o tamanho, ela é um milimetro mais larga em cada lateral, muito próxima a capa comum sem o grip.
Existem diversas opções de cor disponíveis.

Samsung 32GB Classe 6 MicroSDHC

O Moto G 4G suporta cartões Microsd até 32GB, assim que recebi o meu coloquei o Sandisk 32GB Classe 4 que eu usava no Galaxy W e venho usando sem problemas. Andei pesquisando o preço de cartões maiores e os de 64GB estão começando a chegar em um preço acessivel, os de 128GB ainda são muito caros. Dos meus dispositivos Android o Galaxy Note 10.1 suporta cartões até 128GB, o Galaxy Tab 3 até 64GB e o Moto G 4G até 32GB, em diversos foruns achei usuários com problemas no Moto G com cartões de classe 10 ou UHS-1 eles deveriam trabalhar em velocidade mais baixa no Moto G como classe 6 por exemplo, mas o que tem ocorrido é a ejeção do cartão por isso resolvi comprar um de 32GB mais rápido dentro das recomendações da Motorola de classe 6 e só achei da Samsung, eu sempre preferi cartões Sandisk ou Toshiba e nunca havia comprado um Samsung antes mas resolvi arriscar.
O cartão suporta transferências de até 24MB/s bem mais rápido que a classe 4. Na embalagem veio somente o cartão sem nenhum adaptador e nenhum aplicativo de brinde (Os Sandisk costumam vir com um), veio formatado em FAT32 assim é só plugar no slot e já está pronto para utilizar.
Vou aproveitar a baixa do preço dos cartões para comprar um de 64GB, como todos de 64GB são classe 10 é provável que não consiga utilizar no Moto G mas vou deixar em uso em um dos tablets.
Uma dica pra quem comprar o de 64GB, eles costumam vir formatados em ExFAT que não é um padrão aberto e por isso nem todos os dispositivos Android tem suporte nativo (A Samsung tem pois tem um acordo com a Microsoft detentora dos direitos do ExFAT).
Se o seu aparelho não conseguir ler o cartão, baixe um aplicativo para formatar cartões em FAT32 e reformate o cartão, caso mude de idéia é possível formatar com ExFAT novamente.

Sandisk Ultra Dual USB Drive 32GB

Uma vantagem presente em alguns smartphones é a possibilidade de usar a função OTG (USB On-the-go) com pendrives e leitores de cartão de memória. É uma função nativa do Moto G 4G e como transfiro muitas músicas pro celular resolvi comprar um unidade para usar nas transferências. O Moto G não suporta o sistema de arquivos EXfat presente nos drives de 64GB acima por isso comprei um de 32GB que vem formatado em Fat32 e é certificado como compatível pela Sandisk, o que permite utilizar o software “Memory Zone” para fazer o backup dos seus arquivos pessoais no OTG.
Assim que o OTG é plugado o sistema monta o drive e ele fica disponível como disco USB.
Usando o Es File Explorer transferi duas imagens de CDS com pouco mais de 650mb para checar o funcionamento do drive. A velocidade é boa e a praticidade de poder plugar tanto no celular como no PC valem o investimento no OTG.